domingo, agosto 10, 2003

A Evolução

Os antepassados não entendem os avanços atuais. Seria inútil discutir com eles, pois os horizontes fechados limitam suas visões para somente o que conhecem.
Como convencer que a roda era uma grande invenção? Se tentar conversar a respeito das atitudes humanas, eles tentariam remeter-nos ao passado e dizer que somos animais, e nisso, dizer-nos que agimos como qualquer macho na natureza, e caso não o faça assim, homem não é. Com estes argumentos insólitos acreditam que estão sempre certos.
Agora, como vou convencê-los que poderíamos dividir a evolução em coisas que se pensam e coisas que se fazem/constroem? Nada me garante que os cães já não tenham pensado acerca da teoria da relatividade. Agora, não vi cães questionando sobre seres humanos, nem construindo prédios, nem arrumando meios de se juntarem e destruirem a si próprios. Assim como não falamos com os cães nem somos submissos a eles, estes não falam conosco, e não conseguimos pensar como eles pensam, pois, até hoje não se formaram psiquiatras para cães. Nem tradutores simultâneos.
Pode até existir um submundo canino, mas não me venha com comparações.
Afinal, compara-se semelhantes, não diferentes.


Nenhum comentário: