quinta-feira, novembro 15, 2012

Regras

É necessário estar sob outras regras. Pois há esse equilíbrio duradouro entre pressão externa e interna... Faz com que o excesso de restrições já há muito ilógicas comecem a ser questionadas. Em verdade, não é questão de liberdade. É pura comparação. Se somente de longe são vistas as restrições, com o tempo, elas deixam de ser consideradas e se cria uma camada de armadura a toda e qualquer investida.

Se as novas regras são visíveis, sente-se mais livre. É uma segurança saber que, na perda de suas faculdades, haverá todo um sistema que absorverá essa oscilação indevida. É neste espaço, menor do que o anterior, que existe toda a libertação.

E, por tardia que é, não poderá ser ampla como se pode imaginar. E, julga-se, tampouco isso seria necessário. Pois os limites são menos subjetivos e permitem libertar-se, num confino seguro, fugindo da interpretação errônea dos julgos futuros. Como se, ao menos dessa vez, essa experimentação seja a via para continuar o caminho e não a busca dele, por si só.


Nenhum comentário: